Fatos e realidades

Existem muitas histórias de sucesso e milhões de pessoas que receberam ajuda e alívio em extrema necessidade. No entanto, uma realidade tornou-se clara nos últimos anos: Grande parte dessa ajuda foi ineficaz e até mesmo contraproducente. Muitos pesquisadores argumentam que as comunidades, países e até mesmo os continentes que receberam a maior parte de ajuda humanitária, podem ter sofrido mais ao longo tempo, do que se eles não tivessem recebido intervenção externa.

Como pode nossa “ajuda” resultar em “ferir” aqueles que pretendemos servir?

Porque com frequência, a nossa generosidade cria uma dependência que destrói a iniciativa pessoal e a autossuficiência. Mesmo fornecendo alívio a curto prazo, podemos perpetuar um problema em longo prazo. Nas regiões de secas ao redor do mundo, o resultado é muitas vezes desastroso e até fatal. Esta realidade está levando muitas organizações, incluindo o Poço de Jacó, a considerar cuidadosamente como envolver as comunidades locais em tudo o que fazemos. Este processo é chamado de transformação, compromisso ou desenvolvimento comunitário, ao contrário de abordagens mais tradicionais, conhecidas como alívio humanitário. A transformação comunitária não elimina o alívio humanitário, mas, o posiciona no lugar certo: uma solução a curto prazo, apenas para necessidades imediatas.

Foco e ação

O foco é a transformação comunitária. Trata-se de um processo continuo e de longo prazo. É baseado em “relacionamentos”, onde os membros da comunidade estão ativamente envolvidos em todos os aspectos do desenvolvimento, desde o planejamento, implementação e até a avaliação de sucessos e derrotas. É através dessas relações que os bens e os pontos fortes da comunidade convergem como foco para o crescimento e melhorias em longo prazo. Esta abordagem transformacional cria um ambiente onde aqueles que estão sendo assistidos, realmente comecem a acreditar em si mesmo e em seu valor próprio. Assim eles começam a ter esperança novamente. A expectativa é que a mudança ocorra em paralelo com sua cultura e tradições. Desta forma, ajudamos o indivíduo e a comunidade na identificação de potenciais pré-existentes, para que eles sejam o que eles foram criados para ser.

É por esta razão que Poço de Jacó existe

Trabalhamos com pessoas, instituições locais e comunidades, a fim de permitir que a transformação evolua e se sustente a longo prazo. Atuamos como conselheiros e motivadores e nós estamos absolutamente empenhados em ver essas comunidades impactadas e prosperando.

 

Nossa Missão

O Poço de Jacó é uma OSC (Organização de Sociedade Civil) que assiste famílias e comunidades a se desenvolverem em regiões de recursos escassos ao redor do mundo, através de uma ação integrada de desenvolvimento pessoal, social e econômico.

 

Estão abertas as inscrições para o TOT I.

Este treinamento acontecerá nos dias 3, 4, 5 e 6 de janeiro de 2020.
Serão mais de 20 horas de abordagem profunda na prática social.

Faça sua inscrição AQUI.

Mais informações!