O Programa de Transformação Integral Comunitária – TIC, que em alguns países chama-se Community Health Evangelism (CHE), atua na capacitação de pessoas para desenvolverem projetos sustentáveis em suas comunidades. As pessoas são desafiadas a criarem ações que atendam as necessidades de suas comunidades, promovendo o Amor de Deus e impactando vidas.
Nosso objetivo é orientar e capacitar pessoas a assumirem suas responsabilidades e se envolverem em ações que venham a causar transformação do meio em que vivem. Neste contexto, atuamos nas áreas: Social, Física, Emocional e Espiritual através de conceitos e valores bíblicos.
Através das ministrações orientamos e acompanhamos líderes de igrejas e comunidades, juntamente com suas equipes a criarem seus próprios projetos com o objetivo final desenvolverem uma vida mais digna e saudável.
O TIC é uma excelente ferramenta para líderes que querem envolver pessoas comprometidas com a transformação social, em ações contínuas e duradouras e não apenas em trabalhos pontuais em datas comemorativas ou finais de semanas.
Nossos Capacitadores orientam e acompanham o desenvolvimento dos projetos, desde o plano inicial para realizar um Seminário de Visão – que demonstra toda a metodologia do programa – até a realização das ministrações dos Cursos de Capacitações – CDC I, II e III.
Os fundamentos do TIC
- Pertencimento do programa pela comunidade
Os programas são autossustentáveis porque são dirigidos pelas próprias pessoas da comunidade, usando os recursos locais.
- Integração
Os programas promovem o bem estar integral da pessoa – físico, espiritual, emocional e social.
As pessoas são orientadas no processo de transformação através de uma liderança madura.
- Desenvolvimento
As pessoas são participantes responsáveis pelo seu desenvolvimento e não participantes passivos recebedores de informações ou produtos.
Os programas constroem capacitação ao invés de criar dependência.
O ensino é feito de forma participativa, que envolve os participantes em um processo de autodescoberta que leva a ação.
- Prevenção
As pessoas são orientadas a utilizarem os recursos disponíveis nas suas comunidades e a desenvolverem ações preventivas que melhorem sua qualidade de vida, de sua família e de seus vizinhos.
- Multiplicação
Os programas multiplicam-se de casa em casa e de comunidade em comunidade, à medida que as pessoas vão compartilhando o que aprenderam, usando conceitos transferíveis e materiais de ensino contextualizados culturalmente